Histórico

Histórico do evento

I Seminário Internacional

O I Seminário Internacional de Tecnologia Educacional da Unesco que foi integrado ao calendário do Seminário Estadual de Tecnologia Educacional e ao II Encontro de Tecnologia, Educação e Currículo do CEFAPRO de Cuiabá - ETEC ocorreu nos dias 17 e 18 de Setembro de 2010.
O tema central do evento foi “O aprendizado e troca de experiências com o uso das TIC” e teve como objetivo promover um espaço de conhecimento, reflexões, estudos e socialização de experiências sobre os desafios do processo de ensinar e aprender na escola organizada por ciclos de formação humana na era da sociedade do conhecimento.
O evento contou com palestrantes de renome internancional como o professor doutor Eric Rusten (diretor de Novos Negócios do Centro de Informação e de Tecnologias Aplicadas e da Academia para o Desenvolvimento Educacional - Washington – DC). Rusten atua ainda em temas como acesso do público à internet nos países em desenvolvimento. criação de parcerias público-privadas, e-Learning design e desenvolvimento,; estabelecimento de comunidades virtuais de aprendizagem e tecnologias de computação móvel para o desenvolvimento.
Outro palestrante foi o especialista brasileiro, professor doutor José Manuel Moran. Apesar de  Espanhol, se naturalizou brasileiro em 1988. Moran é doutor em Ciências da Comunicação (USP) e diretor de Educação a Distância da Universidade Anhanguera-Uniderp. É professor aposentado de Novas Tecnologias na Escola de Comunicações e Artes da USP e membro do Comitê de Avaliação de Projetos da UAB - Universidade Aberta do Brasil. José Moran tem diversos livros publicados sobre temas como novas tecnologias, ensino a distância e educação superior a distância.
A abertura do Seminário foi feita com a apresentação cultural de uma dança africana, com o grupo "Quizomba" . 
Os trabalhos apresentados vieram ao encontro com o tema do Seminário que não é apenas apresentar os resultados mas fazer uma avaliação sobre os nossos próprios trabalhos e as nossas próprias ações. 
No segundo dia do Seminário, houve uma mesa redonda sobre alfabetização e letramento digital e a participação de alunos da Escola Estadual Nilo Póvoas apresentando seu projeto de Robótica 
No perído da tarde tivemos vários relatos de experiências de professores que trabalharam com o curso de Linux, TICs ou Pitec.        Autor: Vitorio Helatczuk



II Seminário Internacional de Formação e Avaliação
em Tecnologia Educacional dos CEFAPROS dos Pólos de Rondonópolis e Primavera do Leste

O I
TECENDO PONTO-@-PONTO A REDE DE APRENDIZAGENS em MATO GROSSO ATRAVÉS DA FORMAÇÃO CONTINUADA em TECNOLOGIA EDUCACIONAL.

Data: 01, 02 e 03 de Setembro de 2011

Local: UNIC - Prédio da Rua Arnaldo Estevão
Município: Rondonópolis
Horário – PERIODOS MATUTINO, VESPERTINO E NOTURNO

Participantes:MEC, UNESCO, Gestores, Professores Formadores e Técnicos em Tecnologia Educacional dos demais CEFAPROS e NTMs, Tutores do Proinfo Integrado Professores das Escolas dos dois pólos, Facilitadores dos Lieds , participantes com apresentação de trabalho em pôster e convidados.
JUSTIFICATIVA:

Os cursos executados em torno do Programa de formação continuada em tecnologia educacional - Proinfo Integrado com duração de 180 horas, distribuídos nas três etapas IED – INTRODUÇAO A EDUCAÇAO DIGITAL, TICs – Tecnologia na Educação: Ensinando e aprendendo com as TIC e PITEC – Projeto Integrado de Tecnologia ao Currículo e acompanhamento das ações realizadas nos LIEDs das Unidades Escolares (Públicas) dos Pólos visam não só subdisiar os profissionais da educação para uso dos recursos tecnológicos em sua prática pedagógica, inserindo definitivamente hardwares computacionais e softwares educativos no processo de ensino e aprendizagem, mas incluir a tecnologia no currículo efetivo da educação publica oferecida.
A reflexão sobre a prática e as contribuições das tecnologias no currículo nas distintas áreas do conhecimento e foco prioritário na difusão e formação continuada executada pelos professores formador-multiplicadores\multiplicadores dos CEFAPROS - Centros de Formação dos Profissionais da Educação.
Diante disso, este seminário baseia nas necessidades oriundas das vivências das escolas publicas do pólo de Rondonópolis e Primavera do Leste, cuja temática enrreda debates sobre o uso das tecnologias no processo ensino e aprendizagem, socializando as atividades/projetos desenvolvidos na prática pedagógica do professor no decorrer do curso com contribuição de Instituições que em parceria discutem o fazer pedagógico considerando a inserção das tecnologias em todos os espaços de nossa vivencia.
Nesse aspecto, o encontro formativo possibilitará espaços de trocas e conhecimento sobre outras realidades a nível municipal e regional cuja interação dos profissionais no âmbito dos AVA – somara a vivência presencial. Servindo-se das dimensões profissional-aprendiz na busca de respostas para a educação do presente.
Teremos a participação de Instituições importantes que tem contribuído direta e indiretamente para o uso significativo das tecnologias no contexto educacional, como exemplo a participação do desenvolvedor da Plataforma Pandorga 5 GNU/Linux que apresentará possibilidades do uso de softwares livres compatíveis com a plataforma do LE. Contaremos com a participação da Secretaria de Estado de Tecnologia e Ciência do Estado de Mato Grosso- SECITEC, IFMT-Rondonópolis, UFMT com a participação em Mesa Redonda, Institutos de Ensino Superior e demais interessados na temática que apresentarem trabalhos durante o evento

OBJETIVOS:
  • Refletir sobre a formação continuada em tecnologia educacional e as práticas educativas resultantes dos cursos – IED, TIC, PITEC e Aluno Integrado;
  • Socializar projetos realizados na prática pedagógica que utilizaram recursos tecnológicos, hardwares, softwares e os ambientes virtuais de aprendizagens, Plataformas, sites, blogs etc...;
  • Perceber a necessidade das tecnologias no processo ensino e aprendizagem dos alunos, como uma ferramenta na construção dos conhecimentos, Aluno Integrado;
  • Refletir sobre novas formas de ensinar e aprender a prática pedagógica a partir das discussões, possibilitando palestras e oficinas
  • Colher informações sobre as avaliações processuais executadas durante as formações e avaliar os resultados dos trabalhos apresentados pelos cursistas\professores mediadores de web aprendizagens
  • Retro alimentar os formadores em tecnologia educacional dos CEFAPROS.
  • Discutir a formatação, viabilidades, o fortalecimento das ações em TE nos Cefapros via formação Proinfo Integrado.
  • Avaliar as contrapartidas das Instituições Parceiras e os avanços para educação de Mato Grosso.


Estratégias metodológicas:(sugestão, pode ser alterado se julgar necessário)
  • Será oferecido curso de formação e orientação para uso dos sistemas de gestão dos Ambientes Virtuais em formatos de oficinas.
  • Roda de Experiências com apresentações de educadores quanto ao uso dos recursos tecnológicos existentes nas escolas bem como estudo das propostas dos cursos IED, TICs, PITEC e ALUNO INTEGRADO e a Especialização em Tecnologia na Educação e o curso de Mídias.

Recursos:
  • Laboratório de Informática Educativa das Escolas próximas do Evento
  • Tv, Vídeo, DVD, Celular e outras tecnologias
  • Projetor de slides
  • Outras mídias digitais e impressas.
  • Laboratório da SECITEC para experimentos

    Clique aqui e conheça a programação do II Seminário.

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